Umas das principais funções do CREA é verificar, orientar e fiscalizar as atividades dos profissionais tendo em vista o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais do sistema.
Também é de responsabilidade e do CREA promover e valorizar os profissionais, garantindo assim melhores atividades.
Fiscalização
Cada um dos estados possuem uma unidade do CREA e conta com fiscalização distribuída nas regionais administrativas, onde realizam pesquisas externas e internas.
A fiscalização é baseada em visitas dos agentes fiscais as obras, de empresas privadas ate órgãos públicos, para verificar a responsabilidade dos serviços feitos nas áreas de Engenharia, Agronomia etc.
Segundo a legislação, todas as responsabilidades sobre as obras, só podem ser conferidas por profissionais habilitados com registro no CREA.
Orientação e normatização da profissão
Além da fiscalização o conselho também é encarregado da redação do código de ética da profissão e por criar orientações. A mesma acata e excelência no trabalho dos profissionais, mostrando registros de engenheiros e agrônomos.
Defesa dos profissionais
Ainda que os sindicatos tenham função explícita na defesa do direito dos engenheiros, o conselho também tem uma participação importante na defesa dos profissionais. Da mesma forma que os prestadores de serviço devem acatar na área ás regras da entidade.
Valorização profissional
O conselho tem como função ajudar a valorizar os profissionais, não só indiretamente mais ao propiciar palestras, cursos, congressos, debates, e outros tipos de eventos. Dessa forma tem melhorias e aperfeiçoamento para a classe, unindo os trabalhadores das escolas e da administração publica.